Tirando Dúvidas:Jornalismo

Notícias,matérias e opiniões fazem parte da vida de quem escolheu trabalhar com jornalismo.Está na dúvida?Então vou explicar um pouquinho como funciona.

            
"Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de Comunicação.Ao profissional desta área dá-se o nome de jornalista. O jornalista pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, websítios, weblogues, assessorias de imprensa, entre muitos outros."
 -Ao contrário do que muita gente pensa hoje em dia são grandes e variadas as ofertas de emprego pra quem cursa jornalismo.O jornalismo Digital é um dos favoritos,principalmente pelo grande uso das mídias digitais como blogs.

Dúvidas

-Quais matérias irei estudar na faculdade?
Depende muito da faculdade e do ano mas as mais comuns são:Língua portuguesa,técnicas de redação,jornalismo informativo e interpretativo,técnica de pesquisa jornalistica, entre outros.

-Quais são as áreas do jornalismo?
Comunicação Digital Multimídia,Comunicação Empresarial,Edição,Fotojornalismo e Reportagem.

-Duração Média do curso?
4 anos.

A partir de qual período posso começar a fazer estágio?-Marina Adrielly
-Costuma ser no segundo,mas eu ainda vou começar o segundo e já stou trabalhando numa revista.
Resposta por:Daniela Gomes-A Vida em Letras


Qual o salário inicial?-Júlia Souza
-O salário inicial vária de R$ 870,18 a R$ 1,667,50.
Resposta por:Ana Clara

Opinião de quem faz:
 Eu adoro cursar jornalismo, a profissão é minha paixão, e quem quer segui-lá precisa ter paixão, e mais nada. Ser jornalista não é fácil, rotinas cansativas, sem finais de semana, sem feriado, acordar cedo e dormir tarde, isso é só pra quem ama mesmo. Mas o prazer de levar a informação às pessoas compensa, de estar onde a notícia acontece, de poder contar uma boa história as pessoas, de prestar serviço à sociedade, tudo isso torna o jornalismo incrível. Quanto a faculdade eu acabei agora o primeiro ano, e foi muito bom, tem muita teoria, mas que é muito importante para que nós futuros profissionais tenhamos conhecimento de mundo. Tem muita pesquisa, um pouco de prática, introduções as áreas de atuação dos jornalistas. É tudo muito bom, e eu estou ansiosa para os próximos anos que tente a ser melhores.
Priscilla Geremias-Vai pro segundo ano na faculdade

 Outros posts que podem ajudar você:
Guia do Estudante-Jornalismo
A Vida em Letras-Meu Curso



Então gostaram do post?Espero ter ajudado!
Comentem!
Beijos!
 

8 comentários:

  1. Eu quero muito fazer jornalismo, e li que ter um blog é um bom começo :)
    Bjão
    @laialii

    ResponderExcluir
  2. eu já quis ser jornalista, mas desisti, as dicas foram ótimas [:
    http://1mundoteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei o post pretendo cursar jornalismo mas ainda tenho muitas duvidas e consegui esclarecer umas aqui. Parabéns lindo blog

    http://doceexagerada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já quis muito fazer jornalismo, porém hoje quero direito.. Beijão

    http://douce-lamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já pensei em fazer jornalismo, mas eu mudei de ideia rápido, até esta escrito no meu signo que eu combino com o profissão, mas sei lá :s

    Duda Nogueira

    ResponderExcluir
  6. Eu quero fazer jornalismo *-* Assim como quero fazer milhões de outras coisas '~'
    Nossa, eu adorei seu blog *-* Foi amor a primeira vista *-* Rá, fui a seguidora de número 200 kkkkkk

    porenseetcs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Amei o post http://ameninadoblog1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post *-* otimas dicas :D
    tô seguindo se puder retribui pra chegar a meta?
    Beijão @angelicapmota
    http://llegaraquince.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir